Nosso Fascínio por Vulcões!
- Por Rafael Amaral Cataldo
- 18 de fev. de 2016
- 2 min de leitura
Imagine um vulcão TRÊS vezes maior que o ponto mais elevado da Terra – o Monte Everest. Não acredita? Bem, segundo a NASA o Monte Olimpo, localizado em Marte, possui cerca de 27 km de altura, sendo considerado o maior vulcão de todo o Sistema Solar. A sua base possui nada menos do que 600 km de extensão!!! Imagine um Vulcão se extendendo de São Paulo a Belo Horizonte... espera, mas essas duas cidades se distanciam a menos de 500 km uma da outra. Sim, este vulcão cobriria uma extensão maior do que a distância entre as capitais paulista e mineira! Todavia, o mesmo se encontra extinto.
As erupções vulcânicas são responsáveis por algumas das imagens mais espetaculares registradas pelo homem e, também, por algumas das maiores catástrofes na história do nosso planeta.
Talvez, o mais emblemático episódio trágico de que se tenha notícia seja a erupção do Vesúvio, localizado no sul da Itália, e que decretou a morte dos habitantes da cidade de Pompéia no ano 79 d.C. A "chuva" de cinzas vulcânicas preservaram expressões e reações dos últimos instantes de vida de inúmeras pessoas e podem ser vistas até hoje.

Vulcão Etna. Crédito da foto por: Carmelo Imbesi.

Habitante da cidade italiana de Pompéia. Crédito da foto: Trevor Keyler.
Mas e o Brasil? Como o nosso país se insere neste contexto? Alguma vez você já ouviu falar em alguma erupção em terras canarinhas?
Bem, a resposta, provavelmente, se traduz em um sonoro NÃO! Mas afinal, existem vulcões no Brasil ou não? A resposta é mais surpreendente do que você imagina: SIM e, além disso, temos o VULCÃO MAIS ANTIGO DE QUE SE TEM NOTÍCIA, com nada menos do que 1.89 BILHÃO DE ANOS! Contudo, este é um vulcão inativo mas as rochas vulcânicas formadas por suas lavas se espalham por nada mais que 4 estados brasileiros (Amazonas, Pará, Roraima e Mato Grosso) e outros 2 países (Venezuela e Suriname).
Mas nem tudo é catástrofe! O vulcanismo, aparentemente, é um dos responsáveis pela formação da nossa atmosfera e dos nossos oceanos através da emissão de gases contidos no interior da Terra. Os solos derivados de materiais vulcânicos são extremamente férteis e benéficos a agricultura devido a rica presença de nutrientes minerais. Além disso, há inúmeras outras benéfices como a exploração de energia térmica, formação de minérios, águas termais, entre outros.
Enfim, os vulcões representam um dos mais belos retratos produzidos pela natureza e, apesar de às vezes serem assustadores e mortais, eles são um dos responsáveis pelo surgimento da vida na Terra como a conhecemos.
Com certeza, este é um dos assuntos mais interessantes sobre o nosso planeta e abordaremos ele com focos distintos, afinal, temos diferentes tipos de vulcões, lavas, etc.

Vulcão Nyragongo localizado na África Central. Crédito da foto: Carsten Peter.
Revisado por: Flávia Callefo
Opmerkingen