Qual o "buraco" mais profundo do mundo?
- Por Rafael Amaral Cataldo
- 4 de mar. de 2016
- 1 min de leitura
Neil Armstrong e Buzz Aldrin, na missão Apolo 11, percorreram cerca de 382.500 km (distância média considerando a órbita da Terra em relação a Lua) até chegar a superfície lunar. Longe, não? Imagine você indo de São Paulo para o Rio de Janeiro cerca de 877 vezes!!! É mais ou menos isso.
Mas o quão perto chegamos do centro da Terra? A Nasa estima que a distância entre um ponto localizado na linha do Equador até o centro da Terra seja de 6.4 MIL km. Em três décadas de trabalho, os russos (as loucuras sempre sobram para eles, não rs...?) perfuraram 12.262 metros de profundidade na península de Kola. Eu disse METROS! Os trabalhos tiveram início em 1970 e perdurou até 1992 quando os russos desistiram de vez da empreitada que visava perfurar 15 km.
Mas porquê eles desistiram? Bem, os cientistas envolvidos na operação erraram o cálculo da temperatura em “só” 80 graus! Eles imaginavam uma temperatura de 100°C em uma profundidadede 12km e na realidade encontraram 180°. Quando refizeram os cálculos, chegaram a conclusão de que ao atingir 15 km a temperatura seria de 300°, o que tornaria esse trabalho impossível de ser realizado.
Só para ficar registrado, em termos técnicos, o “buraco” é chamado de poço ou poço de perfuração. É assim que o homem extrai petróleo e água de rochas em subsuperfície (de forma simples = embaixo da terra).

Trabalhadores soviéticos comemorando a profundidade de 11 km atingida no ano de 1981.
Crédito da foto: Obtida no endereço eletrônico: https://realt.onliner.by/2015/11/19/kola
Comments